terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo



Estava pensando em algo que gostaria de desejar  para  as pessoas que carinhosamente tem visitado minha  "Cozinha". Por acaso encontrei um texto que tive a ousadia de retirar alguns itens, e transcrever apenas o que considerei relevante.O texto na forma como postei aqui já foi copiado e estará no mural improvisado aqui em casa para os frequentadores da minha cozinha .


Ame e manifeste esse amor

Pense em alguém que você goste muito. Do passado, do presente ou do futuro. Pode ser um bichinho, , uma pessoa, uma criança, uma situação agradável. Pense e sinta.

Sinta esse amor, agora, aqui, em você. Conecte-se com o amor que habita você. Comece a incluir nessa amorosidade todas as pessoas que estão próximas a você. Vá expandindo sua capacidade de amar.
Inclua todas as pessoas que você conhece. Agora inclua as que você não conhece. Inclua próximas e distantes. Inclua pessoas que você jamais viu. Os povos africanos, asiáticos, australianos. Os povos e tribos de toda a Terra.
Inclua em seu amor todo o planeta, com árvores e insetos. Flores e pássaros. Mares, rios, oceanos. Inclua a vegetação da Amazônia e da Patagônia. Inclua o Mar Morto e o Deserto do Saara.

Somos a vida da Terra.

 Caminhemos. Tornamo-nos o caminho a cada passo. Que cada passo seja um passo de paz. Que o novo ano se abra com a abertura dos corações-mentes de todos nós seres humanos.

Abertura para o infinito.
Abertura para a imensidão.
Abertura para a ternura.
Abertura para a sabedoria.
Abertura para a compaixão.

Que todos os seres em todas as esferas e todos os tempos se beneficiem com esse amor imenso que aqui e agora juntas, juntos, nos tornamos. E ao nos tornarmos o amor tudo se torna vida e vida em abundância. Ame e manifeste esse amor agora.
                                                            Monja  Coen.


Que  as mãos de Deus possam tocar em seu coração e que apartir disso voce comece um Ano realmente
Novo.

Feliz 2010!!
                         Marisa

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Emagrecimento

Para quem como eu precisa perder peso. uma nova promessa vem por aí.

Conheça a essência de um ingrediente natural que promete aumentar a saciedade e driblar a fome. Você vai se surpreender...


É batata!!!





Você deve estar se perguntando como algo extraído da batata (considerada um dos vilões de qualquer dieta) pode, de uma hora para outra, transformar-se num ingrediente que ajuda na perda de peso. O segredo está num componente ativo capaz de estimular a produção do hormônio CCK (colecistoquinina), responsável pela sensação de saciedade. Esse ativo diminui o apetite em cerca de 30% . "Mulheres com episódios de compulsão alimentar (como ocorre na TPM, por exemplo) já chegam às refeições saciadas, pelo uso do Slendesta (nome comercial do ativo)", diz Marcia J. Kelman, endocrinologista e homeopata da Clínica Biodiet (SP). "Além disso, controlar a quantidade de comida que vai ao prato, sem ficar com fome, faz com que a dieta não seja um sacrifício", pondera.



Mas não é só essa qualidade que tem feito do ingrediente um sucesso: ele também ajuda a reduzir medidas. Segundo dados observados num estudo feito pelo laboratório fabricante, os participantes perderam, em média, 5,5 kg, e tiveram reduções de 6,5 cm na cintura e de 4 cm no quadril, resultados atingidos em 12 semanas.



Na Europa e nos Estados Unidos, o ingrediente pode ser encontrado na composição de alimentos que saciam a fome, como em barrinhas de cereais



Sem pressa, e com critério



Estudos indicam que o produto não apresenta efeitos colaterais conhecidos nem contraindicações, por ser um ativo natural. "O ingrediente não interage com o sistema nervoso central. Ele apenas estimula a produção do hormônio CC K pelas células do intestino e, com isso, influencia uma viagem mais rápida desse hormônio ao cérebro, dando a sensação de saciedade", explica Diogo Martins, farmacêutico e diretor comercial da empresa fabricante do produto. Porém, nem por isso sua venda é liberada.



Ao contrário: ele é comercializado apenas em farmácias de manipulação, e mediante prescrição médica. Para Filippo Pedrinola, endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os estudos científicos publicados realmente demonstram o efeito de saciedade induzido pela composição. "Acredito que a substância possa ser uma nova promessa para integrar o arsenal terapêutico, mas necessita de avaliação cuidadosa.



A melhor receita para o sucesso contra os quilos extras ainda é buscar ajuda profissional, investir em bons hábitos alimentares, atividade física regular e administração das emoções, fatores fundamentais para promover perda de peso saudável e manter a forma física", aconselha o médico. Vale ressaltar que o Slendesta tem o selo de aprovação do FDA (Food and Drugs Administration), órgão máximo regulador de medicamentos nos Estados Unidos. No Brasil, a novidade ainda está sendo analisada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Pão de Alho

Sábado minha filha fez um pãozinho de alho. Achei que o gosto ficaria muito forte, mas não é que ficou delicioso?Ao sair do forno ele estava com uma casquinha crocante, mas no dia seguinte os poucos que sobraram ficaram macios.

Pãozinho de Alho

Ingredientes:

Aproximadamente 1 kg de farinha de trigo
3 tabletes de fermento biológico fresco (45g) ,comprei na padaria no varejo.
1 colher de sobremesa de açucar
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de sal
3 colheres de sopa de azeite
1/3 de xícara de alho bem picadinho (não é socado)
cerca de 2 xícaras de água morna

Modo de Fazer:

Dissolva o fermento no açúcar e junte a água, a manteiga, o sal e aos poucos, a farinha, misturando até incorporar todos os ingredientes.Sove a massa até desprender das mãos.(se necessário, junte mais agua ou farinha),cubra e deixe repousar até dobrar de volume.
Aqueça o azeite e doure o alho. Polvilhe uma pitada de sal e deixe esfriar. Adicione à massa e sove-a novamente.
Modele os pãezinhos e disponha-os em forma untada. Cubra e deixe crescer até dobrarem de volume.
Asse em forno médio (200°C) preaquecido  até ficarem dourados.Cerca de 25 minutos.

Experimente comer com requeijão, fica irresistível!!!Pão de alho

sábado, 26 de dezembro de 2009

Medidas caseiras

Medidas Caseiras

Outro dia vi um Chef de cozinha dizer num programa de TV que em suas receitas todas as medidas eram por gramas. Isto evitava que pela variação do tamanho dos copos e xicaras a receita pudesse dar errado .
Achei muito interessante a teoria dele . Eu mesma já tive problemas com medidas. Agora como tenho uma balança digital peso o ingrediente se tenho alguma dúvida.
Mas nem todo mundo tem balança e nem precisa ter se não tiver a intenção de se tornar profissional. Achei esta tabela de medidas que considerei bem prática .

Líquidos:


1 xícara = 240 ml

1/2 xícara = 120 ml

1/3 xícara = 80 ml

1/4 xícara = 60 ml

Farinha de Trigo

1 xícara = 120 g

1/2 xícara = 60 g

1/3 xícara = 40 g

1/4 xícara = 30 g

1 colher = 7,5 g

Manteiga/Margarina

1 xícara = 200 g

1/2 xícara = 100 g

1/3 xícara = 65 g

1 colher = 20 g

Açúcar


1 xícara = 180g

1/2 xícara = 90 g

1/3 xícara = 60 g

1/4 xícara = 45 g

1 colher = 12 g

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Anjos de chocolate trufados

Uns 15 dias antes do Natal vi em uma loja umas forminhas de chocolate que adorei . Tenho montes , mas nenhuma com o tema natalino .Não resisti e comprei duas. Uma era de pirulitos em forma de anjos e outra de bombons. Resolvi fazer os anjos trufados e os bombons crocantes. Consegui tirar uma foto na correria.

Achei fofos .Os outros bombons não consegui tirar . Eram  de papai noel , renas  e árvore de natal.

Receita de biscoito amanteigado

Este ano planejei algumas coisas para fazer no fim de ano. Mas  planos não combinam muito comigo.Na maioria das vezes me deparo com imprevistos. Como sempre ele apareceu. Uma tendinite caprichada.Mas desta vez fui teimosa. Resolvi que ia fazer biscoitinhos amanteigados para presentear alguns amigos e clientes de minha filha que entre outras coisas, é manicure a domícílio.E queria biscoitos com formatos de estrelas , corações e flores. Consegui. Ficaram "maravilindos " todos amaram o carinho e alguns perguntaram se faço para vender.A partir de hoje , faço pra vender também..rsrs Infelizmente na correria nem deu tempo de fotografar, mas da próxima vez fotografo.
A receita é da Lígia uma culinarista muito show.Não a conheço pessoalmente mas tem mãos de fada.

BOLACHINHAS AMANTEIGADAS -



Ingredientes:

- um pote de 500gr de margarina cremosa(SÓ DÁ CERTO COM MARGARINA DELÍCIA OU DORIANA)

- 17 colheres (sopa) de açúcar;

- 6 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (nem mais, nem menos);

- goiabada derretida ou geléia preferida.



Modo de fazer:

Misturar bem a margarina com o açúcar e aos poucos acrescentar a farinha de trigo até obter uma massa bem homogênea.

Fazer bolinha na mão, afundar o meio da massinha e colocar na forma. Após encher os buraquinhos com geléia (com ajuda de um potinho, tipo de catchup) Não untar a forma.

Levar para assar em forno médio, pré-aquecido (10 minutos) por mais ou menos 18 minutos.

Depois de frias, passar açúcar comum com o auxílio de uma peneira.

Eu já postei foto deles aqui no blog, se desejar é só procurar.
 
Os do Natal eu abri com rolo e cortei com cortador.
 
Garanto que vão adorar!!!
Biscoito amanteigado

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Feliz Natal






Eu e Fluky, o mais novo mascote da família, Desejamos  a todos que visitaram o meu cantinho,um Natal realmente Feliz. Uma confraternização verdadeira e um sentimento de amor tão grande que ultrapasse as fronteiras de suas casas, de seus familiares e se estenda a todos a sua volta. Feliz Natal!!!!

Então é Natal



Então é Natal
Dentro de três dias, cristãos do mundo inteiro estarão comemorando o Natal, palavra derivada do latim que significa nascimento.
Jesus vai nascer.
A Igreja  propõe que nos transportemos ao passado para acompanhar de perto o  nascimento do Salvador.
A maioria de nós no entanto vive esta época com bastante excitação e pouquíssima emoção.
As cidades iluminadas, lojas abarrotadas de utilidades e inutilidades, pessoas se esbarrando nas ruas a procura de presentes de última hora.
A casa sendo preparada para a festa de preferência com uma ceia farta e uma árvore rodeada de presentes.Não importa o quanto nos custe, nossos filhos pediram presentes e temos que comprar ou eles ficarão decepcionados e se sentirão inferiores aos amigos.
Mas...
O que mesmo estaremos comemorando?
Ah, é Natal! O nascimento de Jesus. Com certeza desejamos que ele nasça em nosso lar trazendo amor, paz , saúde e felicidade.No entanto se Jesus se fez humano ,esteve no ventre de Maria por nove meses.Será que durante este tempo tivemos a lembrança  dele? Não deveríamos estar com ele no coração nos preparando para sua chegada?Não temos abortado Jesus durante os outros dias do ano?
É um momento de reflexão. Ainda há tempo de incluir o aniversariante em nossa festa, em nossa vida...
Como?
Perguntando a ele.
Se nosso desejo for sincero certamente ele nos dárá um sinal..

                                                                                             Marisa M. Souza

domingo, 20 de dezembro de 2009

Rceita básica de geladinho

Geladinho, Sacolé, |Chup Chup e tantos outros nomes que encontamos oir aí

Achei esta receita de geladinho o máximo. Estou imaginando aquele geladinho cremoso bem diferente dos que vemos por aí com suco de saquinho água e açúcar. Como estou na onda do sorvete , com esse calorão, vou fazer amanhã para meu afilhado. Quem sabe não ganho um din din?Depois conto como ficou.

Receita Básica de geladinho:

1 litro de leite integral


1 colher de escencia para sorvete (é um po com varios sabores, é só podir pó pra sorvete em lojas do ramo)

1 colher de cha de liga neutra

7 colheres de açucar

bata tudo no liquidificador

deixe acalmar a espuma encha os saquinhos e leva ao congelador até ficar durinho

Parece delicioso.Além de ser super fácil




sábado, 19 de dezembro de 2009

Dica para economizar shampoo

Dicas de beleza e saúdeSe você como eu ,tem bastante cabelo, tenho uma dica que aprendi há muitos anos com meu professor do curso de cabeleireiro que fiz no SENAC. Ele dizia que geralmente as pessoas usam shampoo em excesso e ao contrário do que se imagina, não é a quantidade de shampoo que vai deixar os cabelos mais limpos e saudáveis e sim o modo de lavar e a frequência.A dica é diluir uma quantidade de shampoo em um pouco d'agua. Isso mesmo, água . Eu costumo usar um tubo destes que  vem nos kits de tintura. Aquele que vem com água oxigenada pois o biquinho facilita a aplicação direto no couro cabeludo de quem tem muito cabelo ou cabelo bem crespo. O tubo bem lavado é guardado apenas para este fim. A mistura deve ser feita na hora de usar. Eu lavo uma vez, massageio  bastante, enxaguo e repito o procedimento. Por fim passo o condicionador do meio para as pontas. massageando levemente.Sigo este conselho há anos, economizo shampoo e meus cabelos ficam super bem lavados.
Para cada 10ml de shampoo adiciono 20 ml de água.Sacudo bem o tubo e uso.É claro que essa dica voce não vai ouvir do seu cabeleireiro nem nos comerciais de shampoo, concorda?

Adoção Animal

Há alguns dias atrás fiz uma postagem sobre adoção de animais.Dos 4 animais que tenho em casa, 3 são adotados. Estava de bom tamanho e para ser sincera , até passando da conta pelo espaço que disponho.Enfim, o maior espaço é do coração.
Semana passada minha filha me acordou cedo. Trazia nas mãos um caõzinho de uns 50 dias dizendo que estava na rua latindo com as pessoas.Meio sonolenta eu disse que era lindinho e voltei a dormir.Quando acordei  fui ao portão e notei que o bichinho continuava por ali. Qualquer um que se aproximava ele rosnava e latia. Achei muito engraçado e por um momento pensei .Ele devia se chamar Fluky.Virei as costas e entrei.
Mas tarde minha filha ia sainda para o trabalho e novamente o encontrou. Trouxe-o para mim dizendo: Acho que um carro ou bicicleta bateu nele. Havia uma marca de pneu em sua pata , mas não parecia ferido.
Resolvi deixa-lo na varanda de casa para resolver mais tarde o que poderiamos fazer.

Por algum motivo ele me escolheu . Contrariando todas as juras que havia feito em não ter mais nenhum animal em casa, eu o acolhi.Ele parece bastante inteligente e pretendo treina-lo.Já aprendeu seu nome: Fluky

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Louca ou diferente?

A loucura da rosa


Conheça uma flor que muda de cor durante o dia




 
Há flores vermelhas, amarelas, brancas... Mas já imaginou uma que muda de cor? Pois a rosa-louca amanhece branca e, à noite, está rosa! Nessa mudança, porém, não há loucura nenhuma, ao contrário do que sugere o nome da flor!








Da China para jardins de todo o mundo

A rosa-louca nasce em um arbusto, típico da China, chamado de Hibiscus mutabilis. Capaz de atingir até quatro metros de altura, ele faz sucesso em jardins mundo afora por conta da flor que muda de cor. Mas não é para atrair os nossos olhares que a rosa-louca troca a coloração de suas pétalas.



“Quando a rosa-louca muda de cor, ela apenas sinaliza que tem néctar a oferecer”, explica a bióloga Marinês Eiterer. O néctar é um líquido, que se acumula na flor e contém, entre outros elementos, açúcar. Ele serve de alimento para bichos como abelhas, borboletas e beija-flores, que visitam as flores à sua procura e acabam ajudando as plantas a se reproduzirem. É o que ocorre com a rosa-louca também!



Estava lendo este artigo e imaginei que os bipolares são um pouco parecidos com a rosa louca .Ora de uma cor, ora de outra. Nem mais feios , nem mais bonitos, simplismente diferentes.E podemos sim, administrar nossas diferenças, mesmo que sejamos chamados de loucos, como a bela e única rosa...

DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Deficiência Auditiva -



A deficiência auditiva, de moderada a profunda, é a terceira maior deficiência entre os brasileiros. Dados estatísticos estimam que 1,5% da população brasileira, ou seja, cerca de 2.250.000 habitantes, sofrem de algum tipo de deficiência auditiva. Mostram, ainda, que 42 milhões de pessoas, acima de 3 anos de idade, são portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, de moderada a profunda (OMS).



Hoje em dia para os problemas leves, moderados, severos ou profundos já existem soluções através de remédios, aparelhos, tratamentos especiais ou cirurgias.

Infelizmente faço parte deste grupo de deficientes Descobri minha doença aos 32 anos, casualmente.Um fato até meio cômico.Na época eu terminava o antigo curso de magístério e não me tocava para a dificuldade de entender o que aquela turminha da pesada falava durante o estágio.O que me chamou atenção foi a possibilidade de minha filha de 2 anos na época, ter algum problema auditivo, pois  falava alto demais.
Foi assim que levamos a princesinha para uma avaliação cujo resultado foi perfeitamente normal. O médico
diante do resultado me fez algumas perguntas e sugeriu que eu também fizesse uma audiometria.Resultado:
quem apresentava perda auditiva era eu e não ela. O fato dela falar alto era uma forma de ser ouvida pela mãe que ouvia menos.rsrrs
O diagnóstico: Otosclerose.

A causa da otosclerose é hereditária. A doença resulta da formação anormal de osso que imobiliza progressivamente o estribo (o ossículo mais interno do ouvido médio), o que impede que as vibrações sonoras passem para o ouvido interno (surdez de condução). Na maioria dos casos de otosclerose, ambos os ouvidos estão afectados.




Aproximadamente 1 pessoa em cada 200 é afectada pela doença, a qual, na maioria dos casos, só é percebida na idade adulta. É mais frequente nas mulheres do que nos homens e agrava-se durante a gravidez e na menopausa.



 Sintomas e sinais

A perda auditiva progride lentamente durante um período de 10 a 15 anos e é muitas vezes acompanhada por zumbidos e vertigens.

De lá pra cá, fiz alguns tratamentos visando estacionar a doença e alguns testes com próteses .Tive muita dificuldade de aceitar a perda  e talvez isso impedisse a adaptação as próteses.Abandonei o magistério e com ele o sonho de lecionar história (minha paixão) Decidi fazer curso de estética ...mas isso já é outra história.
Hoje estou comemorando uma vítória. Consegui pelo SUS  o que atualmente é direito de todos ,uma nova prótese mais específica para meu caso.  Tenho certeza de que minha vida mudará significativamente a partir de agora.
O fator principal é a aceitação de mim mesma. A pior dêficiencia é aquela que nos impomos .Antes que o mundo nos exclua, somos nós quem nos excluímos do mundo, e assim nos tornamos cumplices da Exclusão Social.
Venci essa batalha!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Manga sensual

A receita com viagra , não  consegui descobrir, mas achei esta, na área da culinária especializada em pratos afrodisíacos. Pelo jeito eu estava certa com relação a manga. Afrodisíaca ou não, parece ser deliciosa. Uma doce tentação....



Manga Sensual


Rende 2 porções



1 manga madura

1 colher (chá) de sementes de cardamomo

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de pimenta rosa

1 colher (chá) de cravo

1 colher (chá) de canela em pó

8 colheres (sopa) de açúcar

200 ml de suco de laranja

1 dose de conhaque

2 bolas de sorvete de creme

Casca de uma laranja fatiada bem fina



Em uma frigideira, derreta 1 colher (sopa) de manteiga, em fogo médio, e acrescente as cascas de laranja. Deixe refogar por 2 minutos. Acrescente o restante das especiarias (cravo, canela em pó, pimenta rosa e cardamomo) e deixe refogar por mais 2 minutos. Acrescente o açúcar e mexa até formar um caramelo. Coloque o suco de laranja, aumente o fogo e deixe reduzir por mais 2 minutos. Coe e reserve. Corte a manga ao meio, tire o caroço e fatie. Refogue as fatias na frigideira, com uma colher (sopa) de manteiga, por dois minutos. Em seguida, acrescente uma dose de conhaque e deixe flambar por 1 a 2 minutos. Coloque os pedaços de manga em um prato e jogue a calda ainda quente por cima. Ponha o sorvete e, se quiser, decore com folhinhas de hortelã.

Sobremesa da paixão

Sobremesa da paixão

Para quem esta precisando de uma  ajudinha para esquentar o parceiro, a criação deste chef deve ser  muito disputada. Eu  faria com manga, que considero a fruta mais sensual, tanto pela textura  como pelo aroma.
Se conseguir a receita prometo postar aqui. Mas acredito que deve ser guardada a sete chaves assim como a fórmula da coca cola...rsrrs

Feira de gastronomia apresenta sobremesa feita com Viagra



Doce foi apresentado durante feira em Bogotá, na Colômbia.

Feita com maracujá e Viagra, é chamada de sobremesa da paixão.

Parece ser  muito saborosa , não?

domingo, 13 de dezembro de 2009

Planeta Sustentável

Acompanhe a cobertura da COP15, no site do Planeta Sustentável













Thays Prado, de Copenhague













Enquanto o mundo inteiro espera pelo resultado da COP15 no final da semana que vem, mais de cem reuniões acontecem por dia, para que todos os países cheguem a um acordo sobre o que será feito em relação ao Protocolo de Kyoto, a partir de 2012, e sobre os compromissos que todos os países terão que assumir em relação às mudanças climáticas.



Nem todas as reuniões são abertas, mas, se você estiver em uma COP, não se frustre. Muitas vezes, acompanhar as discussões é uma grande perda de tempo. Os delegados dos países são seres humanos tão comuns quanto eu e você: eles não discutem apenas assuntos ultrarelevantes o tempo todo e, às vezes, perdem tempo com picuinhas.



Ontem mesmo, a China e a Arábia Saudita resolveram implicar com o logo da COP15! Isso porque, apesar de a conferência discutir tanto a Convenção da ONU quanto o Protocolo de Kyoto e, portanto, seu nome completo ser COP/MOP, para se referir, respectivamente, aos dois textos, o logo oficial da conferência só faz alusão à COP15. Para os dois países, a mudança do logo seria fundamental, já que há indícios de que alguns países ricos querem acabar com o Protocolo de Kyoto.



É bom lembrar que o logo da COP15 está pronto há vários meses. Só agora eles foram observar?



Como se não bastasse, logo em seguida, a China pediu novamente para falar na Plenária. Desta vez, era para reclamar do crachá. É que o equipamento de segurança do local não reconheceu o crachá de um ministro chinês e ele foi impedido de entrar na conferência naquele momento, mas o problema já havia sido resolvido.



Do lado de fora das salas, ONGs implorando por justiça climática (Climate Justice Now! é uma das frases que eles mais gritam) e dizendo que o aumento de dois graus na temperatura é suicídio para os africanos, do lado de dentro, diariamente, os delegados dos países começam as reuniões falando desse pequenos “organizational matters” (assuntos organizacionais).



Será que não dava pra pular essa parte e ir direto ao ponto?



Muito legal esta matéria sobre a  COP15. Tomara que desta vez algo realmente aconteça.

Limpando fundo de panela queimada

Ontem  tive  um feijão queimado logo de manhã. Pior que  perder o feijão seria perder a panela...Mas...
Consegui salvar os dois. O feijão nem estava cozido. Então virei a panela  e  deixei  cair  o que não havia queimado dentro de um escorredor de macarrão.Enxaguei varias vezes. A última com água fervente. Preparei um refogado caprichado e coloquei para cozinhar novamente em outra panela., é claro.
Meu genro comeu a noite e disse:
To ficando viciado no seu feijão...rsrsrrs
Ficou a panela. Que fazer? Jogar fora minha panela de pressão?Sei de algumas dicas, mas do jeito que estava....

Bom ,coloquei  água, metade de um limão e umas duas colheres de sal e deixei ferver bastante.Não é que deu certo? Amoleceu aquela crosta preta e  tirei facilmente com bombril. e detergente. Gostei, e quando gosto, compartilho.Dica para limpar panela queimada
Minha Guirlanda de Natal










Ontem finalmente remontei minha Guirlanda de Natal. Na verdade acho que ela ficou mais legal do que antes.Pena não ter uma foto de como ela era .Os anjinhos de biscuit são antigos , modelados por mim .
Muito lindinhos!

Guirlanda de Natal

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O Sal da Terra

O vídeo é apenas para reforçar o que escrevi anteriomente.
Unir a reflexão à ação. Só assim teremos algum resultado.

A ultima árvore

Existe futuro para a humanidade?

Por mais que  as pessoas ouçam notícias diariamente sobre as mudanças climátícas que vem ocorrendo no planeta provocando catástrofes , fica a impresão de que  ainda não se percebeu que só unidos poderemos tentar mudar o que parece  aproximar  o ser humano da extinção.Exagero? Pare e olhe a sua volta. Depois faça uma reflexão profunda perguntando a si mesmo: De que lado eu estou?O que posso fazer para que a palavra "futuro" não desapareça do vocabulário das pessoas? Imagino ser um bom começo para todos nós.

Torta de Limão

Aqui a receita da torta de limão que postei a foto ontem. Mudei um pouquinho o recheio pois acrescentei  meio pacote de gelatina sem sabor,  hidratada  com  3 c de sopa de agua e derretida em banho maria ,e usei meia xícara de suco de limão.E não coloquei coco.





Torta de Limão




• 2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

• 1 xicara de açúcar

• 50g de coco ralado

• 4 colher(es) (sopa) de margarina

• 1/2 lata(s) de creme de leite

• 1 colher(es) (chá) de fermento químico em pó

Recheio

• 1 lata(s) de leite condensado

• 6 colher(es) (sopa) de suco de limão

• 1/2 lata(s) de creme de leite

• 1 colher(es) (sopa) de raspas de limão

Cobertura

• 3 unidade(s) de clara de ovo

• 3 colher(es) (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Massa

Peneire a farinha, faça uma cova no centro e coloque a margarina,o creme de leite e o fermento.

Misture-os com as pontas dos dedos,juntando a farinha e o coco e o açucar até que seja toda incorporada à massa e que solte completamente das mãos.

Deixe descansar por cerca de 30 minutos na geladeira.Abra a massa,forre uma fôrma de aro removível (25cm de diâmetro), fure o fundo com um garfo asse em forno médio alto (220ºC), por cerca de 20 minutos ou até ficar com as bordas douradas,mas não escuras. Reserve.

Recheio

Misture bem o leite condensado com o suco de limão até que adquira consistência de creme.

Misture o creme de leite e as raspas de limão.Reserve.

Cobertura

Bata as claras em neve,junte aos poucos o açúcar e bata até obter um suspiro firme.

Recheie a torta com o creme de limão,cubra-a com o suspiro e volte a torta ao forno baixo (150ºC),por 10 minutos,apenas para dourar o suspiro.

Deixe esfriar antes de servir.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Vida na cozinha etc e tal: Torta de Limão

Vida na cozinha etc e tal: Torta de Limão

Torta de Limão

Faço chocolates, bolos, docinhos e etc por encomenda. Esta semana me perguntaram : Voce faz tortas?
Nunca tinha feito nenhuma em toda minha vida. Em casa geralmente temos aquelas receitas que já são tradicionais, e torta  doce, nunca fez parte da tradição.
Respondi para pessoa que poderia tentar e ela topou.Óbviamente fiz  tres testes, antes de optar por uma receita.A escolhida veio da net. Foi postada no orkut por uma mulher  muito talentosa. A Sara.
A torta é de limão. Claro que sempre tem nosso toque especial . A receita posto amanhã.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

De mulher pra mulher

Dona de Casa?

Afinal que profissão é esta? Por mais que uma mulher faça faculdade, mestrado, doutorado e etc, ela sempre será também uma dona de casa.. Principalmente se tiver filhos.Por mais que tenha uma "secretária do lar" dificilmente ela dará conta de tudo..Atualmente a maioria das mulheres tem jornada dupla.Ou pior , tripla.
Estive observando hoje alguns detalhes do meu cotidiano e concluí que fazemos muito mais do que nós mesmas nos damos conta.Normalmente percebemos detalhes que parecem invisíveis para a maioria dos homens.Mesmo aquele companheiro legal que te ajuda nas tarefas domésticas não imagina quanta coisa fica por fazer.É até provavél, que se voce reclamar de cansaço, ele te lembre com "muito carinho"
tudo que faz pra te ajudar. É logico que ele não reparou que a máquina de lavar precisa de uma limpeza especial, ou que voce pregou os dois botões que faltavam na camisa dele, ou que organizou a geladeira enquanto ele assistia o futebol... não percebeu num olhar ,que o filho(a) não estava bem e que um parafuso da cadeira havia se soltado... enfim, ficaria horas aqui descrevendo as mil e uma coisas que fazemos e que não são notadas.
Na maioria das vezes, tudo que desejamos é "reconhecimento" e quando ele não vem, o vazio se transforma em frustração. Aí começamos a pensar se realmente vale a pena tanto esforço para fazer tudo estar nos "eixos", e corremos o risco de acabar achando que nossa vida é uma droga.
Penso que a única forma de não cair nesta cilada e olharmos para nós mesmas, darmos  prioridade a nossa saúde física e emocional.
Se colocar no final da fila é uma péssima estratégia.
Pensando nisso, deleguei uma ou duas tarefas e vim sentar aqui para fazer algo que gosto.Acredite ou não, você  também pode.
Que tal começar hoje?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

domingo, 6 de dezembro de 2009

Minhas Flores

Minhas  duas paixões da infância me acompanham até hoje. Animais e plantas.Não conheci na vida outra criança que tivesse seus próprios vasos de plantas. Na verdade eram latas que eu forrava com papel de presente.Bom, hoje cultivo flores de maio. Ganhei minha primeira há mais de 10 anos já mudei de vaso várias vezes e ela continua bonita. Uma vez me disseram que tenho mão boa para planta , porque tudo que planto pega rapidinho.Pode ser. Tenho uma relação com a natureza de muito amor e respeito talvez isso influencie.
Converso com elas , agradeço pelas flores, e nem ligo se alguém pensa que sou louca...rrsrs. Não é uma loucura boa?





Aqui algumas de minhas meninas . Umas são filhotes ainda.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Transtorno Bipolar do Humor



Escolhas

Existe uma teoria que diz sermos nós responsáveis por nossas escolhas  e que o nosso fracasso ou sucesso na vida é consequência de escolhas bem ou mal feitas.Parece perfeitamente lógico. Entretanto existem pontos que me chamam atenção. Sou bipolar e sofro com as variações de humor.Assim, se tomo uma decisão (escolha) durante uma crise ela terá como base a minha  visão  da realidade no momento.Esta visão pode pode mudar em questão de horas. Alguns bipolares fazem o que se chama de ciclagem rápida o que é muitíssimo complicado,pois o humor pode variar num único dia. É o meu caso.´Não existe mais á ideía de futuro. Vivo um dia de cada vez e comemoro o sucesso sem me culpar tanto pelo que não pude alcançar.Não vale a pena e nem ajuda em nada carregar o peso de "escolhas erradas" num momento em que não se tem a capacidade de decidir o que realmente é o melhor.Acho que manter o tratamento e procurar a estabilidade é um bom caminho.E é por ele que tenho ido.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Vida na cozinha etc e tal: Panos de Prato

Vida na cozinha etc e tal: Panos de Prato

Panos de Prato


Ontem fiz uns panos de prato.Uma senhora me deu um pedaço de tecido e pediu que eu usasse para fazer os barradinhos de 4 panos. Disse que não havia pressa . Tres estão prontos.O último ela deseja que acrescente crochê , Ainda não comecei.Meus preços são bons, e tento caprichar.Acho que ela vai gostar.
Cabide para varal, improvisado

Bom eu tenho mania de reaproveitar coisas. Algumas coisas , são meio malucas, como meu cabide improvisado para pendurar roupas.A  necessidade é a mãe da criatividade. Morei em uma casa  pequena
com uma área de serviço menor ainda.Havia 4 varais dispostos a uma distância mais ou menos do tamanho
de um cabo de vassoura.Como o espaço era pouco tive uma idéia que ajudou muito. Coloquei dois ganchinhos em alguns cabos de vassoura e ali pendurava várias peças . Pendurava os cabos de vassoura atravessados em dois varais e aproveitava o pouco espaço.Mudei de casa, mas continuo usando meus cabides. Quando estou com pressa coloco várias peças sem precisar de prendedor.Fácil para pendurar e para recolher.






Nesta imagem ele não está atravessado. Coloquei assim para fotografar. Mas acho que deu para entender a idéia . Economizar espaço e tempo.
Nos cabos que não são forrados , eu enrolei durex colorida para proteger a roupa do contato com a madeira.







Reflexão

 Procrastinação.


Encontrei este texto no site http://www.maisde50.com.br/ (estou quase chegando lá..rsrs). O texto tem muito a ver comigo.Geralmente adio decisões. Não estou bem certa se a culpa é da bipolaridade ou é algo meu. Mas que realmente atrapalha bastante a minha vida é fato inegável.Como foi dito na mátéria leva a um estresse e culpa desnecessários.Porém por mais que tente ainda não consegui evitar.Estou lendo um livro chamado : Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente  Eficases que faz essa abordagem.Uma boa dica de presente para quem gosta de ler.

Não deixe para depois


Saiba os males da procrastinação



Por Maria Fernanda Schardong 01/12/2009



Em bom português, procrastinar significa empurrar com a barriga, enrolar, deixar para depois. O hábito de adiar aquilo que não nos agrada ou consideramos cansativo pode estar diretamente relacionado à dificuldade de tomar decisões do que com a nossa personalidade. Se você costuma deixar tudo para última hora, faça um esforço e leia esse artigo agora. Como diz o ditado: nunca deixe para depois o que você pode fazer hoje.



Para muitas pessoas, procrastinar acaba se tornando um modo de vida. Uma conta que fica atrasada, uma visita a um parente doente que fica sempre para depois. Segundo o presidente do Conselho de Psicologia do Rio de Janeiro, José Novaes, a procrastinação nada tem a ver com a personalidade. “A personalidade é algo produzido ao longo da vida, não é natural, algo inato. Assim, a procrastinação pode surgir da indecisão e não necessariamente estar ligada à “personalidade fraca”, mas simplesmente a delicadezas de quem procura avaliar todas as consequências de seus atos e indecisões para não ferir ou magoar ninguém”, explica ele.



Além de atrapalhar a vida de quem costuma sempre adiar suas responsabilidades, a procrastinação dificulta a vida de pessoas que, por algum motivo, dependem delas. Entretanto, o mais prejudicado é o próprio “procrastinador”. “É claro que ela é ruim para as pessoas que a manifestam. Porém, para as outras que a cercam e dependem de suas decisões e atos, essa falta de atitude perante os compromissos e responsabilidades acaba afetando a vida de quem convive com este tipo de pessoa”, afirma José.



Quanto mais o tempo passa, também fica mais difícil se desvencilhar desse hábito tão ruim. Com a idade, superar essas dificuldades e passar a encarar as atribuições é tarefa árdua, mas com boa vontade é possível. “Com o passar do tempo, todas as características adquiridas ao longo da vida podem se radicar mais profundamente nas pessoas, por isso fica mais difícil superá-lo. Porém, só depende da vontade do procrastinador para mudar esse hábito”, explica o psicólogo.



O importante para quem está sempre protelando tudo é avaliar o quanto isso afeta a sua vida, e mais, ter a consciência de que, mais cedo ou mais tarde, terá de tomar decisões. “O “procrastinador” pode se cercar de pessoas que decidam, não por ele, mas dentro de áreas específicas de atuação que sustentam ou substituam a sua decisão. Pode também criar regras ou procedimentos-padrão que sejam orientadores da decisão a ser tomada. Lembrando que sempre haverá situações que exijam decisão e que muitas vezes apareçam repentinamente”, conclui Novaes.