terça-feira, 27 de março de 2012

Patchcolagem


Patchcolagem

Fiz mais um pano de prato com essa técnica. Ainda estou aprendendo e não sou muito boa em costura.
Mas não desisto. O próximo vai ficar lindo.

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818

segunda-feira, 26 de março de 2012

Reciclagem


Reciclagem

Semana passada, vi na rua num monte de lixo, uma bolsa de crochê e lacres de  refrigerantes. Estava meio gasta, poída, ou seja, um lixo. Então me pus a refletir. Algo que há um tempo atrás era moda  e foi reaproveitado, acabou se tornando lixo de novo
.Pensei que se quero preservar o meio ambiente através da reciclagem, preciso ser mais criteriosa e analisar quanto irá durar o objeto que reciclei.É utilitário, ou segue apenas um modismo que se transformará novamente em lixo na próxima estação?Quantas coisas tenho em minha casa que foi comprada por puro impulso e que eu nem precisava?
Este paliteiro, comprei há mais de dez anos num consultório médico onde um homem que se dizia desmpregado, entrou para oferecer aos clientes que aguardavam a consulta. Confesso que comprei para ajuda-lo. E não é que ele tem sua utilidade até hoje?Ao meu ver, uma forma inteligente  e criativa de reciclagem. Sei que muita gente discordará de mim , mas acho que devemos olhar com mais atenção a esse aspecto, nos deixando levar menos pelos modismos que favorecem  muito mais a quem os inventa do que ao planeta em si.
O futuro agradece.


http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818

quarta-feira, 21 de março de 2012

Pano de prato em patchcolagem

Pano de prato em patchcolagem com risco

Devagarinho vou chegando lá. Além desse fiz um outro mais ainda não montei. Gostoso de fazer.Pena que o papel que comprei não é de muito boa qualidade. Mas quebrou o galho.

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818

Afastar moscas

Afastar moscas

Fiz o teste ontem para afastar moscas. Deu certo por um lado e errado por outro.As moscas, umas tres, sumiram mas o arranjinho de cascas atraiu aquelas mosquinhas que ficam na banana, ou seja, não adiantou nada. Desculpe gente. Da próxima vez vou testar primeiro antes de postar aqui.


http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818

terça-feira, 20 de março de 2012

Como afastar moscas

Como afastar moscas na cozinha

Coloque um punhado de cravo-da-índia e cascas de limão galego em um vidro com 500ml de álcool de cereais e deixe curtir durante sete dias. Depois coloque o preparado em um pulverizador e borrife na cozinha quando estiver cozinhando e assim que terminar de limpa-la

Para afasta-las da casa , também pode  usar um potinho com cascas de limão e laranjas frescas, misturadas com cravo-da índia.Você pode abusar de sua criatividade e transformar o repelente num belo efeito decorativo. Assim que perder o cheiro substitua as cascas, pos o cravo mantém o aroma por mais tempo.


Espero que minhas dicas sejam úteis, pois mosca , principalmente na cozinha é algo insuportável, e por mais que se tenha higiene de vez em quando elas aparecem , né?

bjkas.


http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818

segunda-feira, 12 de março de 2012

Bolo de frutas

Fiz este bolo ontem para um noivado. Desejo que os noivos sejam felizes.
O recheio foi de creme de confeiteiro com frutas: uva, kiwi, maçã, abacaxi e pêssego e a decoração das frutas foi por conta da minha maravilhosa filhota e sócia , Kely. É muito legal quando a gente fica satisfeita com o resultado de um trabalho né? A noiva adorou o bolo.


http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818

Ponto Cruz

Add caption

Ponto Cruz


Quando minha filha Kely tinha onze anos , sofreu um grave acidente de carro junto com o pai.
Teve fratura da bacia , braço e deslocamento do femur.Foi socorrida num Hospital da cidade vizinha e infelismente passou por um erro médico e sofreu por um mês. Depois deste período foi encaminhada para outro hospital onde o médico especialista em cirurgia de quadril me disse que ela deveria ter sido submetida a cirurgia logo após o acidente. Foi um período terrível pois o pai ficou internado na cidade onde moro e eu com ela em outro a uns 200km de distância. Além disso havia meu tio especial e minha outra filha  com oito anos na época.Eu tinha para dormir apenas uma cadeira e como minha coluna não aguentava , me levaram um colchonete  onde eu dormia escondido no banheiro.
Durante o dia para distraí-la perguntei se queria aprender a bordar em ponto cruz.Ela aceitou. Saí e comprei algumas linhas e um pedaço de etamine. Lembro que a primeira coisa que ela bordou foram algumas maçãs.Que depois virou barrado de um pano de prato. O avesso não ficou perfeito, mas na época o meu também não ficava.
Depois bordou peras e não parou mais.Hoje borda por encomenda e seu avesso é perfeito.
Eu não imaginava que aquela garotinha em meio a tanto sofrimento pudesse dar a volta por cima e fazer tudo que faz hoje. Outro dia postarei mais histórias de superação de minha filha que corria o risco de ficar deficiente mas que pela graça de Deus ficou perfeita.





Avesso perfeito















quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Dia internacional da mulher

Estive refletindo hoje sobre esse  dia, em que nós mulheres somos justamente homenageadas.
Acho que no fundo desejamos ser homenageadas, ou melhor, reconhecidas, pelos homens.Sejam eles chefes , maridos, namorados, enfim. Reconhecidas pela nossa força, pela nossa luta diária, por sermos mães , amigas , companheiras, profissionais, tentando a cada dia fazer do impossível , o possível.Aguentando cansaço, TPM, cólica, parto, amamentação, mau humor, e ainda ter um sorriso nos lábios , unhas pintadas , cabelo brilhante , corpo de modelo, pele de pessêgo, Etc , Que criaturas somos nós? De onde viemos? Que força é essa que nos permite tudo isso e muito mais?
A todos os homens que não conseguem enxergar, fica meu desejo de que hoje ou no próximo ano se lembrem, se for possível de ofertar uma rosa ,ou caso não seja , de dizer pelo menos: Obrigado por existir.

Deixo aqui a foto de uma rosa amarela, minha preferida, como simbolo da luz que nos ilimina.

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=356387034120178581

sexta-feira, 2 de março de 2012

Bolo de coco e goiabada

Este bolo fica muito bom . Eu fazia sempre e minhas filhas adoravam . Tem um tempinho que não faço , mas logo vou matar a saudade.


Bolo de coco  e goiabada

Ingredientes:

2 1/2 xícara
4 ovos
4c. de sopa de margarina
1 pacote de 100g de coco ralado
2 copos de iogurte natural (tipo Danone, Batavo, Vigor... qualquer marca)
2 xícaras de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 c. de sopa de fermento
1 c. de chá de canela em pó
1 xícara de goiabada picadinha

Modo de fazer

 Bata em creme o açúcar a margarina e os ovos. Misture o coco, o iogurte e acrescente o fúbá, a farinha ,a canela e a goiabada picada passada por farinha de trigo (para não afundar),Por último junte o fermento mexendo delicadamente até encorporar.Leve ao forno moderado, pré aquecido em assadeira untada e enfarinhada ou em forma de buraco no meio.Faça o teste do palito para saber se está assado.



http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818


quinta-feira, 1 de março de 2012

Hipotireoidismo

Hipotireodismo

Já tem um tempinho que venho sentindo um cansaço anormal. Atividades rotineiras me deixavam exausta.Como minha genética por parte de pai é 90% de cardiopatas resolvi procurar um cardiologista.
Fiz eletro e tudo parecia normal. Então me pediu uns exames de sangue.
E  de acordo com os resultados, estou com Hipotireoidismo. Voltei ao médico e ele me receitou dois medicamentos , dizendo que no máximo em 40 dias vou estar me sentindo muito melhor.
Na correria do dia a dia acabamos deixando nossa saúde de lado.

Achei um texto na net que fala sobre a doença e vou postar  aqui, de forma resumida para esclarecer melhor.

Hipotireoidismo


É caracterizado pela diminuição ou pela baixa produção dos hormônios T3 (triodotironina) e T4 (levotiroxina). Afeta cerca de 1% a 3% da população geral, sendo problema médico comum. É mais freqüente entre as mulheres, em uma proporção de 4 para 1 em relação aos homens. A faixa etária de maior incidência é de 40 a 60 anos. Pesquisas estimam a existência de aproximadamente 5 milhões de brasileiros com hipotireoidismo. "A grande maioria não foi ainda diagnosticada", alerta a médica Ivana Victória.

As causas mais comuns do hipotireoidismo são a inflamação crônica da tireóide (chamada tireoidite ou doença de Hashimoto), as manifestações pós-cirúrgicas (retirada parcial ou total da glândula) e as de decorrência de tratamentos prévios de glândula hiperativa. A doença de Hashimoto tem traços genéticos e caracteriza-se pela produção exagerada de anticorpos pelo sistema imunológico que agridem a própria glândula. É uma doença auto-imune que provoca a diminuição da capacidade funcional da glândula.

Uma causa comum em décadas passadas, mas rara nos dias de hoje, é deficiência de iodo no organismo (necessário para a produção dos hormônios tireoideanos). Os produtores de sal são obrigados, por lei, a adicionar iodo ao produto industrializado. "É uma maneira barata e simples de repor o iodo e evitar o hipotireoidismo devido à sua deficiência", comenta a médica
.
Sinais e Sintomas

Um grande número de pessoas apresenta sintomas "vagos" de cansaço e desânimo. Muitos acabam atribuindo esses sinais, de forma errônea, ao avanço da idade. Os sinais e sintomas mais comuns do hipotireoidismo são: fadiga, desânimo, movimentos lentos, discreto aumento de peso ou dificuldade para perdê-lo, sonolência diurna, intolerância ao frio, memória fraca, irregularidade menstrual (e em casos mais graves até infertilidade), dores, cãibras musculares, cabelos e pele secos, queda de cabelos, unhas fracas, prisão de ventre, depressão, irritabilidade, rosto e mãos inchados.

"O número e a intensidade dos sintomas variam conforme a duração e o grau da deficiência hormonal da tireóide. Algumas pessoas com hipotireoidismo podem não apresentar sintomas evidentes. Nesses casos, o diagnóstico dever ser realizado através de exames laboratoriais de rotina", explica. O aumento da tireóide (bócio ou papo) pode ser observado e detectado durante o exame clínico ou mesmo através da queixa do paciente de um "colarinho apertado".
Efeitos pelo Corpo

CORAÇÃO: Diminuição dos batimentos cardíacos


Cérebro:
 Dificuldade de concentração e depressãO

APARELHO DIGESTIVO: Constipação intestinal (prisão de ventre).
MÚSCULOS: Fraqueza, dor e fadiga.

RINS: Retenção de líquidos, levando à edema das pálpebras, principalmente pela manhã.

FÍGADO: Diminuição do metabolismo do colesterol com aumento dos seus
níveis sangüíneos.

ÓRGÃOS REPRODUTIVOS: Alterações menstruais, abortos naturais e infertilidade.

PELE E CABELO: Queda de cabelos, ressecamento da pele.

OUTROS SINTOMAS: Apatia, reflexos lentos, discreto ganho de peso ou dificuldade de perdê-lo e dores articulares.

Diagnóstico e Tratamento

O hipotireoidismo pode ser facilmente diagnosticado por meio de um exame de sangue e é tratável. O teste identifica se há níveis baixos do hormônio T4 e níveis elevados do hormônio TSH. Essas dosagens podem ser complementadas com a determinação dos anticorpos contra a tireóide (anti-TPO e anti-tireoglobulina), o que identifica a ocorrência da doença de Hashimoto.


O tratamento do hipotireoidismo consiste na reposição oral de hormônio específico (Levotiroxina-T4), uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã em jejum. Esse medicamento repõe o hormônio que a glândula deixou de secretar. A dosagem deve ser individualizada. "É importante que o paciente receba a quantidade certa de hormônio", reforça a Dra. Ivana Victória.


Pesquisas recentes indicam que um excesso de hormônios tireoideanos pode causar perda excessiva de cálcio nos ossos, com risco aumentado para a osteoporose. "Sobretudo em pacientes com doenças cardíacas, a dosagem certa é extremamente importante. Mesmo uma dose pouco excessiva nesses pacientes pode aumentar o risco de arritmias ou piora de angina", alerta.


Na Gravidez


Mulheres que engravidam durante o tratamento podem ficar tranqüilas, já que o medicamento reproduz com precisão o hormônio secretado naturalmente pela própria glândula, quando não há disfunção. "É importante, consultar seu médico, já que a dosagem do T4 pode necessitar de ajuste durante a gravidez", orienta. 


http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818


Panos de prato

Panos de prato

Há um tempinho não mexia com artesanato. Pintei uns paninhos de prato mas estava sem pique pra montar. Ontem resolvi montar esses tres e costurar uma toalha de banho que bordei con resto de fita que tinha em casa. Não ficou nenhuma maravilha porque as cores não combinaram nadinha. Mas pelo menos me distraí.

Detalhe: o pano rosa não é pintado, é pachtcolagem que cismei em fazer pra ver se dava certo.Não tinha o papel  próprio, então passei termolina nas flores para não desfiarem.Alinhavei no tecido e fiz o caseado. Deu certinho. Agora comprei o papel para experimentar. Acredito que seja mais fácil e rápido. Mas se você não tem o papel pode usar a termolina sem medo. Recorte o tecido passe uma mão generosa de termolina do avesso e deixe secar. Depois é só prender e casear.



Aí está a toalha... Sem gracinha, mas útil né...

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818