quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sistema imunológico

Achei muito interessante  essa matéria na revista Mente e Cérebro. Francamente não tinha a menor idéia de que nosso sistema imunológico pudesse ser afetado quando somos expostos a julgamento de terceiros.


Medo de julgamento sobrecarrega o sistema imunológico


Realizar tarefas sob pressão diminui a liberação de substâncias que evitam infecções

Coração acelerado, mãos suando, frio na barriga – é assim que muita gente reage em situações nas quais se sente avaliada, como provas, entrevistas de emprego ou mesmo diante de uma pessoa por quem se sente atraída. Psicólogos da Universidade da Califórnia em Irvine, nos EUA, descobriram, porém, que o medo do que os outros possam pensar a nosso respeito pode ter efeitos negativos sobre o sistema imunológico.

Para compreender melhor essa relação, pesquisadores coordenados pela psicóloga social Sally Dickerson pediram a um grupo de voluntários em busca de emprego que usassem apenas cinco minutos para preparar um pequeno discurso. Em sua fala, deveriam esclarecer por que preenchiam perfeitamente as exigências do emprego ao qual haviam se candidatado. Em seguida, foram submetidos a um curto teste de matemática. Metade dos participantes resolveu as duas atividades com privacidade, enquanto o restante realizou as atividades sob o olhar crítico e atento de duas assistentes da coordenadora do experimento. Durante todo o teste, os pesquisadores aferiram a pressão arterial, a frequência cardíaca dos voluntários e, por fim, estes foram submetidos a exames de sangue.

Os participantes dos dois grupos avaliaram o próprio grau de estresse de forma semelhante. Mas quem teve de mostrar serviço sob a observação alheia produziu mais TNF-alfa – uma substância mensageira que participa de reações inflamatórias e regula a atividade de diversas células imunológicas. Além disso, os glicocorticoides, que inibem infecções, tiveram essa função prejudicada. Já o sistema imunológico daqueles que realizaram as provas sem ser importunados manteve-se estável, apesar do estresse inerente à situação. Os resultados do estudo foram publicados na Psychological Science.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.