segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Papel de bala

Moro no interior de São Paulo, na região denominada "Vale do Paraíba". A cidade é Cachoeira Paulista, que, como tantas outras ,se desenvolveu as margens  do rio Paraíba do Sul ,que vai até a Cidade de Campos de Goitácases no Rio de Janeiro
Minha casa fica próximo a margem do rio.
Não sei exatamente a distância, mas acredito ser algo em torno de 250 m. Com as chuvas dos últimos dias o rio transbordou e as ruas mais próximas ficaram inundadas. Em minha casa faltou 5cm para que a água invadisse a sala.Me considero afortunada pois a chuva parou e a água foi escoando aos poucos.
 Hoje  aqui foi dia de faxina no quintal e na varanda. Em outras casas ainda há água.
 Observei a quantidade de lixo que havia  e me perguntei se nós não somos responsáveis de alguma forma por essas tantas tragédias que vem abatendo o mundo inteiro.
 Procurei educar minhas filhas com a consciência  de que o planeta está vivo e que se não cuidarmos dele, morreremos com ele.
Imagine apenas um papel de bala (plástico) jogado ao chão. Parece nada. Porém quando centenas são jogados por dia, e  multiplicamos este valor por um mes, teremos papel suficiente para entupir um bueiro.
Este pequeno detalhe já não é suficiente para nos fazer pensar?
O que temos feito de bem ou de mal para o planeta?
Outro dia alguém perguntou  porque eu guardava "papel de bala" na bolsa. Respondi que quando chegasse em casa jogaria no lixo. Então este alguém riu  de mim e acrescentou:
que diferença vai fazer um papel de bala?Não sei, mas fiz minha parte.
Talvez a diferença seja os 5cm que faltou para minha casa ser inundada.


                                                                                                                           Marisa M Souza





Um comentário:

  1. A-D-O-R-E-I!!!!!!!!! MUITO EDUCATIVO, VOU DAR PARA OS MEUS ALUNOS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.