terça-feira, 21 de setembro de 2010

Origami :Cestinha de lixo, de jornal



Recebi um email no final de semana que achei bem interessante.Óbviamente não conseguiremos acabar com os "bilhões" de sacolas plásticas existentes no planeta, mais aí caímos novamente na velha teoria. Se você recusar uma ou duas sacolas no supermercado ou qualquer outro lugar não fará nenhuma diferença para o meio ambiente. Porém imagine centenas de milhares de pessoas fazendo a mesma coisa?

A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí. Veja:




Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.










Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.









Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.










Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.









Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:








Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.









Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.












Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:







Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!







É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!













Vou fazer uma para meu banheiro.
E vale a dica para professoras que além de promoverem um tarbalho de dobradura estão passando ao alunos uma lição de cidadadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.