segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Crianças ou mini adultos?

Sexta fui ao médico, e sentado  a minha frente havia um garotinho com a mãe. Brincava distraído com um  boneco desses de ação ,com um enorme acessório nas costas. De repente olhou pra mim e sorriu. Devolvi o sorriso e resolvi puxar conversa ,dizendo que o brinquedo era muito legal e se haveria como desmontar .
No mesmo instante ele começou a tirar algumas peças . Eu disse que era uma pena que com aquilo atado as costas era difícil  ele dormir. Novamente ele me olhou e retirou o acesório completo e o boneco ficou livre.
Então comentei: Legal , agora ele pode dormir, nadar , correr,  e etc. O guri muito sério me encarou e disse:
Ele não faz nada disso.
 Não? indaguei  fingindo curiosidade,
Não , ele é só um boneco, respondeu-me com cara de piedade , como se eu fosse uma idiota diante do óbvio.Não pude deixar de rir , mas retruquei; Faz de conta que que ele pode ué? em seguida perguntei sua idade e ele respondeu: tenho quatro.
Nosso papo encerrou ali pois era minha vez de consultar.
No caminho de volta comecei a refletir: O que estamos fazendo com nossas crianças? Onde foi parar a inocência e criatividade dos pequenos. Achamos muito engraçado quando agem como mini adultos.Mas será
mesmo engraçado?Não estamos tirando de nossos filhos o direito de serem sisplimente crianças bombardeando-os  com tanta informação? Não haverá consequências danosoas no futuro? Ou será que já não está havendo?A  cada dia é maior o número de crianças com depressão e  stress. Vivendo como mini adultos sem estarem preparados emocionalmente e neurologicamente para isso.
Que tal pegar seu filho e levar a um parquinho para que ele possa brincar livremente como toda criança deve fazer? Ou tirar um pouquinho do seu tempo para brincar com ele como no seu tempo você brincava?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.