segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Chocotone receita

CHOCOTONE
A receita  achei na net, procurei uma que não fosse muito complicada porque nunca tinha feito antes.
Fiz algumas alterações por minha conta mas me parece que o resultado foi bom. Ficou bem macio e úmido.
Diferente desses e padaria que são meio ressecados.Aqui em casa todos adoraram.

Chocotone:

Ingredientes:

4 tabletes de fermento biológico
1/2 xícara de agua morna
4 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
600g de farinha de trigo
150g de açúcar
1 pitada de sal
5 ovos grandes
200g de margarina Qualy ou outra com 80% de lipídeos
raspas de meio limão
2 xícara de gostas de chocolate (usei a marca Harold)
2 colheres de chá de essência de panetone
1 gema para pincelar.

Modo de fazer:

Coloque a água morna e o fermento biológico numa bacia grande e misture bem com uma colher , até dissolve-lo completamente. Acrescente as quatro colheres de farinha peneiradas misture tudo até homogenizar. Coloque a bacia dentro de um saco plástico e feche totalmente para não entrar ar.
Deixe descansar por meia hora num lugar morno de preferência. Esta mistura chama-se esponja ou massa mãe.
Em outra bacia coloque os outros ingredientes e a massa mãe depois do tempo indicado. misture tudo com uma colher até formar uma massa uniforme.
Unte  a mesa com óleo coloque a massa e trabalhe por mais ou menos uns 15 minutos sempre  amassando para um lado e para o outro e rasgando a massa com os dedos. Ela é uma massa elástica e pegajosa. Não se preocupe , é assim mesmo.
Divida a massa em duas partes para dois chocotones de 500g ou coloque toda em uma forma de 1kg.Formando mais ou menos uma bola.Pincele com a gema e deixe crescer até que a massa chegue a mais ou menos 2 dedos da borda da forma de papel.
Leve ao forno pré aquecido em temperatura média. Asse até que enfiando um palito ele saia seco.


As mudanças:

A receita pedia 4c de sopa de água e 1/2 x de farinha para fazer a esponja.Porém quando dissolvi o fermento em 4c de sopa de água notei que não dava nem para dissolve-lo direito.Portanto inverti
1/2 x de agua morna para 4 c de sopa de farinha.
Dizia também para misturar a margarina  com as frutas cristalizadas e só depois agrega-las a massa (a receita era de panetone, não de chocotone). Eu já coloquei a margarina junto com os outros ingredientes e as gotas de chocolate também.Pedia 1 colher de sobremesa de essência, eu reduzi, e raspas de 1 limão, cloquei só meio.
Dizia para deixar descansar por 4 horas. Segui essa regra e foi um desastre. Quando vi a massa havia transbordado das formas e feito uma melequeira . Tirei tudo e coloquei numa forma de 1kg e em outra de 250g. Daí não consegui pincelar.
Levei ao forno dentro de uma assadeira.O Chocotone menor cresceu e ficou como um panetone comum, que parece um pouco com um cogumelo. Já o maior não ultrapassou a borda da forma porque obviamente não havia massa o bastante para isso.Não consegui fotografar o menor pois foi devorado ainda morno.

Obs: Se for fazer panetone , a receita pede 250g de frutas cristalizadas  e 150g de passas sem semente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.