domingo, 8 de maio de 2011

Fazer um bolo perfeito

Achei essas dicas num outro blog que infelismente não lembro o nome . Se a autora ver ou alguém souber darei os devidos créditos.Postarei em duas partes porque são muitas dicas.


Como fazer um bolo perfeito?

} Qual é o primeiro passo para fazer um bolo?


Conferir atentamente se tem todos os ingredientes e utensílios necessários à mão.



2} Muitas receitas pedem ovos e manteiga em temperatura ambiente. Por quê?

Em temperatura ambiente as claras crescem mais firmes e estruturadas e a manteiga adquire textura cremosa, o que facilita sua incorporação aos outros ingredientes e deixa a massa aveludada. Deve-se tirar os ovos e a manteiga da geladeira 30 minutos antes.



3} Posso aumentar ou diminuir a quantidade de ingredientes de uma receita?

Não é recomendado, pois a confeitaria - ainda que você vá fazer uma receita básica de bolo - é uma ciência exata. Por isso, é importante respeitar as proporções indicadas e usar uma balança bem calibrada para pesar os ingredientes secos e um copo-medidor confiável para os líquidos (também pode servir para medir os secos).



4} Para fazer bolo é necessário ter batedeira?

Não é preciso ter batedeira. Mas é recomendado ter um bom batedor de arame e seguir a técnica indicada em cada receita.



5 } Como saber qual técnica usar?

A própria receita indica. As duas técnicas básicas para o preparo de bolo são a espumosa e a cremosa. A principal diferença entre elas está na presença de uma fonte de gordura e no modo de preparo.



6} Como é a massa espumosa?

A massa espumosa leva ovos, açúcar e farinha de trigo em sua composição. Você já provou pão de ló? Ele é o melhor exemplo desse tipo de massa, cuja umidade vem dos ovos, constituídos por 75% de água. O pão de ló também pode ter um acréscimo de gordura (manteiga, óleo), líquido (leite, suco de laranja ou água) e fermento. Mas esses ingredientes são opcionais e só devem ser usados se a receita pedir.



7} Como a massa espumosa é feita?

Primeiro batem-se as claras em neve, depois acrescentam-se as gemas. Quando a mistura estiver aerada, adiciona-se o açúcar.



8} Há outro modo de fazer a massa espumosa?

Existe. Também é possível bater os ovos inteiros com o açúcar, mas aerando só as claras é mais fácil e rápido de conseguir uma espuma firme. Feita a espuma, adicionam-se açúcar e farinha de trigo.



9} Por que o fermento é opcional na receita de pão de ló?

A rigor, esse método não exige fermento para resultar num bolo leve e fofo. Só com ovos, açúcar e farinha de trigo é possível conseguir uma massa leve. Mas depende da receita.



10} O que dá leveza a um bolo que não leva fermento?

A leveza é conferida pela clara. Sua proteína, quando batida, infla e absorve ar. O ar preso nas moléculas da proteína da clara é que ajuda a criar a estrutura leve do bolo. No forno, em contato com o calor e com a farinha de trigo, esse ar se expande, criando pequenas tramas e buracos na massa do bolo.



11} Qual é a melhor maneira de bater claras em neve sem batedeira?

Tome cuidado para não deixar cair gema. Depois use um batedor de arame e faça movimentos de baixo para cima, até que se formem picos nevados.



12} Bater claras em neve, mesmo que a receita não recomende o procedimento, melhora a textura do bolo?

Sim, deve-se bater as claras e adicioná-las por último, misturando cuidadosamente.



13} Quais são as características da massa de bolo cremosa?

Ela leva ovos, açúcar, farinha de trigo, líquido em grande quantidade (geralmente metade do peso da farinha e dos ovos). Também leva uma gordura (manteiga, óleo, azeite) na proporção de 50% a 100% do peso dos ovos.



14} Uma receita que siga o método cremoso também prescinde de fermento?

ão. Receitas cremosas levam uma fonte de gordura e nesse caso o fermento é obrigatório para dar leveza à massa e evitar que ela fique pesada. O fermento também vai ajudar no processo de cocção, deixando o bolo com formato uniforme.



15} Como é a técnica cremosa?

Primeiro é preciso bater as gemas com o açúcar e a gordura (manteiga ou óleo). Nesse processo, a gordura se mistura com a gema para se tornar uma emulsão. Apenas depois que esse creme estiver homogêneo deve-se adicionar o líquido e a farinha de trigo. Por último, entram o fermento e as claras em neve.

Continua...

http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=3563870341201785818

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.