quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Otosclerose

Estima-se que  57 milhões de pessoas em todo  mundo possui algum grau de deficiência auditiva.
Onde eu me encaixo desde os 32 anos.Não foi muito fácil diagnosticar meu tipo de patologia (existem várias) Porém depois de inúmeras opiniões de otorrinos e varios exames , chegou-se finalmente ao diagnóstico final.Otosclerose.



Doença dos ossos do ouvido




Uma doença óssea comumente chamada otosclerose causa sérios problemas de audição. É um processo hereditário, isto é, freqüentemente se manifesta nas pessoas que têm familiares com otosclerose. O ossículo estribo começa apresentando um desenvolvimento anormal, que aos poucos o fixa à janela oval, impedindo-o de mover-se livremente. Por isso, ele deixa de conduzir as vibrações ao ouvido interno, levando à perda de audição. É possível curar essa doença por meio de cirurgia.

A otosclerose surge geralmente entre os 18 e os 30 anos e tende a piorar com a idade. É mais comum entre as mulheres.

Neurossensorial

A surdez neurossensorial pode se manifestar em qualquer idade, desde o pré-natal até a idade avançada. A cóclea é um órgão muito sensível e vulnerável aos fatores genéticos, às doenças infantis, aos sons muito altos e a alguns medicamentos. Muitos idosos também sofrem de surdez neurossensorial.

Um parto difícil ou prematuro, sobretudo quando o bebê não recebe oxigênio suficiente, às vezes causa surdez neurossensorial. Ao nascer, a criança está sujeita à icterícia, prejudicial ao nervo auditivo, podendo levar à perda de audição. A icterícia é mais comum em bebês prematuros. Muitos problemas que surgem no parto estão se tornando menos freqüentes à medida que se aprimoram as técnicas de assistência a bebês de "alto risco".

Na  otosclerose os sons são percebidos de forma distorcida e ou nem são percebidos.
Comecei a sentir zumbidos e  a sensação de ouvido tapado, seguidos de tonturas e vertigens e só depois notei que acompanhado disso havia também a dificuldade em ouvir determinados sons.
A doença é progressiva e pode levar a perda total da audição.
Hoje minha vida social é bastante limitada , pois  embora faça uso de prótese , não percebo nenhum benefício em ambientes mais movimentados.
Defendo a idéia de que a rede pública ofereça anualmente avaliação de crianças em idade escolar.Pois existem muitos outros problemas que podem afetar a audição e que são tratáveis quando diagnosticados cedo.Voltarei ao tema  outras vezes pois é algo que faz parte de minha vida. E como disse, este cantinho que criei  é um pedaço do que sou em todos os âmbitos.

2 comentários:

  1. Fui diagnosticada a 17 anos atrás com otosclerose múltipla (nos dois ouvidos). Hoje com 37 anos consegui realizar a cirurgia e me encontro em repouso absoluto, pois só faz 4 dias. A cirurgia é estapedectomia. Não desista, busque a cirurgia enquanto vc está jovem, depois de certa idade(50 anos) tende a se complicar e até perda total da audição.
    Um abraço e que Deus te cure.

    ResponderExcluir
  2. Fui diagnisticada com 33 anos. Levou todo esse tempo porque minha cidade não dispunha de métodos para descobrir e nem o SUS cobria esses exames, nem sei se cobre hojee em dia. Tenho otoesclerose nos dois ouvidos. Optei por operar o esquerdo que estava pior, isso foi há 9 anos. O resultado foi excelente, continuo ouvindo até hoje, faço exames todos os anos para saber como anda a audição. Neste ano pretendo operar o direito, vai depender do resulatdo dos exames. as não desanime.Procure a cirurgia.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.