domingo, 15 de novembro de 2009

DEPRESSÃO O MAL DO SÉCULO


Hoje vi no noticiário desportivo uma matéria sobre a morte do Goleiro Alemão na ultima terça-feira, vítima de suícidio.A causa teria sido uma forte depressão .Coincidentemente no mesmo dia na cidade onde moro,morria uma jovem de 19 anos que também se atirou diante de um trem.O impacto causado foi enorme.Pelo que se sabe ela támbem apresentava algum tipo de distúrbio emocional , provavélmente, uma depressão.Soube que ela fazia tratamento com uma psicóloga.A maioria das pessoas, chocadas, buscam explicações para tamanha tragédia.Falam sobre possíveis brigas com o pai , ou namorado, mencionam uma gravidez que não sei se existiu, enfim. É dificil compreender o mecanismo da depressão.Pessoalmente acredito que situações difíceis, perdas,sofrimentos podem funcionar como detonador,mas não são em si , as causas da doença, que hoje afeta milhões de pessoas no mundo inteiro.Li esta máteria sobre depreessão num site sobre saúde , e acho que ela é bem esclarecedora.


Depressão causa um curto-circuito no seu cérebro
Descarga alterada de hormônios causa pane em todo o metabolismo


A depressão é muito mais do que uma tristeza profunda.As vítimas desse mal têm alterações nos neurotransmissores cerebrais envolvidos na sensação de bem-estar. Enquanto nas pessoas com química cerebral normal essas substâncias enfrentam baixas temporárias em momentos de tristeza, no deprimido elas estão sempre no chão. Na depressão, há níveis alterados de noradrenalina e serotonina , conta a psiquiatra Evelyn Vinocur, do Rio de Janeiro. E os medicamentos usados no tratamento corrigem as alterações desses neurotransmissores, promovendo o reequilíbrio químico no cérebro , explica.

Os neurotransmissores são moléculas que fazem a comunicação entre os neurônios. Um deles, a serotonina, está diretamente relacionado ao humor. Para conectar as células, essas moléculas caem num espaço entre elas, chamado fenda sináptica. Nos deprimidos há menos quantidade desses mensageiros entre os neurônios. Para piorar, um mecanismo natural de reaproveitamento de neurotransmissores empurra algumas dessas moléculas para dentro da célula novamente. Resultado: o nível delas despenca, derrubando também o humor.

Sabe-se que há uma forte predisposição genética a esse desequilíbrio químico por trás da depressão. Tanto que a doença só dá as caras em quem tem os genes do problema. Estudos mostram que filhos de pai e mãe depressivos têm cinco vezes mais chance de ter o mal. Mas remédios, drogas, doenças neurológicas e até tumores podem dar mais um empurrão à vítima. As oscilações hormonais também influenciam as taxas de neurotransmissores. Não à toa a depressão é duas vezes mais incidente nas mulheres e costuma aparecer na gravidez e no pós-parto, famosos períodos de dança hormonal.

Um comentário:

  1. Marisa tb acho que a depressão não vem por nada sempre tem um pq ou detonador como falou isso aconteceu comigos diante de certa situação dificil e dolorosa começei a sentir depresão que cada vez foi piorando mais, é horrível saber que meu cerebro não funciona direito e viver a base de medicamentos mas fazer o que? se entregar, não tenho motivos para lutar e acredito que todos nós temos
    bjs Alessandra

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.