domingo, 22 de novembro de 2009

Transtorno Bipolar do Humor


Há uns tres anos li uma máteria sobre Transtorno Bipolar do Humor (TBA).Fui notando que me encaixava na maioria dos sintomas.Trato de depressão desde os 15 anos e bipolaridade era algo que nem me passava pela mente. Assim questionei meu médico sobre o assunto, e para minha surpresa, na minha ficha diagnóstica constava exatamente isso.Perguntei então por que não havia me dito.Segundo ele não faria diferença e seria mais um stigma.Talvez ele estivesse certo, mais ainda assim acredito que se soubesse me incomodaria menos com o fato de achar que haviam duas Marisas habitando o mesmo corpo. Uma alegre e outra triste.
A materia a seguir fala um pouco sobre o assunto e a razão desta postagem e ajudar a desmitificar os transtornos mentais que na verdade são doenças como quaisquer outras que exigem tratamento constante , como o diabetes, as alergias, a hipertensão e etc.
TRANSTORNO BIPOLAR
Imagine que em um dia você acorda se sentindo extremamente confiante. Você pode fazer tudo que imaginar e nada pode dar errado. Na verdade, você está tão cheio de energia que decide nem dormir. Passam-se dias, talvez semanas e nada parece chatear ou desacelerar você. Mas, de repente, sem nenhum aviso, esse sentimento começa a diminuir. Sem nenhum motivo, você começa a se sentir entediado ou deprimido. A vida se torna triste e sem sentido. Durante semanas, você se sente absolutamente sem esperanças. Um tempo depois você acorda novamente pronto para enfrentar tudo.

Esse é o ciclo característico das pessoas que sofrem da síndrome bipolar. De acordo com o Instituto Americano de Saúde Mental (NIMH), o transtorno bipolar - também conhecido como síndrome maníaco-depressiva -afeta cerca de de5,7 milhões adultos nos Estados Unidos (2,6% da população acima de 18 anos) [fonte: NIMH (em inglês)]. O transtorno causa momentos intensos e alternados de mania e depressão, indo muito além da simples oscilação de humor. Crianças e adolescentes também podem desenvolver o transtorno, embora a mudança de humor nesse grupo aconteça, normalmente, com muito mais rapidez.

Pessoas que sofrem de transtorno bipolar enfrentam uma série de problemas em conseqüência da doença. Além do estresse gerado junto a familiares e nos relacionamentos pessoais, emprum paciente bipolar tem 40% menos chances de conseguir um emprego [fonte: Cox]. Quem sofre de bipolaridade também tem 10 vezes mais chance de abusar do consumo de álcool ou de drogas, o que é bastante nocivo pelo fato de tais substâncias terem potencial de causar crises de mania ou de depressão [fonte: UPMC]. Talvez o fato mais preocupante é que, de um total de 25 a 50% das pessoas com transtorno bipolar que tentam suicído 15% concretizam o ato.

SINTOMAS DA BIPOLARIDADE


O Instituto Americano de Saúde Mental define os sintomas comuns de um surto de mania. São eles:

bom humor intenso e incomum
energia excessiva
irritabilidade
sensação de agitação
falar mais rápido do que o normal
idéia e pensamento rápido e incomum
decisões arriscadas (gastos excessivos, investimentos de risco)
fácil distração
necessidade de dormir pouco
idéia exagerada das capacidades
aumento do apetite sexual

A seguir, confira a lista de sintomas de um surto depressivo:
depressão ou ansiedade
desespero;
falta de interesse em atividades prazerosas
fadiga e preguiça
incapacidade de concentração
indecisão
agitação
irritabilidade
mudanças nos hábitos de sono
mudanças no apetite ou de peso
dores misteriosas
pensamentos suicidas
Para que esses sintomas sejam considerados um surto depressivo, um determinado número de episódios deve persistir por ao menos duas semanas.

O tema é amplo.Deixei aqui apenas uma definição, e voltarei a este assunto que também faz parte da minha vida.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo o post. Assim como você, eu tento nos meus posts trazer mais informações sobre a doença na tentativa de "desmistificá-la". Há infelizmente muito preconceito em doenças mentais no Brasil. Mas eu percebo que na medida que as pessoas vão se apropriando do novo conhecimento, isso vai ficando de lado. Boa sorte em seu tratamento e estamos aí. Boa semana! Will

    ResponderExcluir
  2. parabens , Marisa achei muito bem explicado o transtorno bipolar em palavras faceis de entender , pq até em certos sites é muito dificil por causa dos termos médicos, com certeza vc vai ajudar muitas pessoas.
    bjs Alessandra

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.