sábado, 26 de dezembro de 2009

Medidas caseiras

Medidas Caseiras

Outro dia vi um Chef de cozinha dizer num programa de TV que em suas receitas todas as medidas eram por gramas. Isto evitava que pela variação do tamanho dos copos e xicaras a receita pudesse dar errado .
Achei muito interessante a teoria dele . Eu mesma já tive problemas com medidas. Agora como tenho uma balança digital peso o ingrediente se tenho alguma dúvida.
Mas nem todo mundo tem balança e nem precisa ter se não tiver a intenção de se tornar profissional. Achei esta tabela de medidas que considerei bem prática .

Líquidos:


1 xícara = 240 ml

1/2 xícara = 120 ml

1/3 xícara = 80 ml

1/4 xícara = 60 ml

Farinha de Trigo

1 xícara = 120 g

1/2 xícara = 60 g

1/3 xícara = 40 g

1/4 xícara = 30 g

1 colher = 7,5 g

Manteiga/Margarina

1 xícara = 200 g

1/2 xícara = 100 g

1/3 xícara = 65 g

1 colher = 20 g

Açúcar


1 xícara = 180g

1/2 xícara = 90 g

1/3 xícara = 60 g

1/4 xícara = 45 g

1 colher = 12 g

Um comentário:

  1. Oi Marisa, espero que você tenha tido um feliz Natal de Jesus; gostei muito do seu cantinho e de saber que você gosta de conzinhar. Como sou ecologista da cabeça aos pés (sem ser fanática)e vi que você também dá atenção ao Meio Ambiente, dejeso muito socesso com seu blog. Feliz 2010.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.