domingo, 13 de dezembro de 2009

Planeta Sustentável

Acompanhe a cobertura da COP15, no site do Planeta Sustentável













Thays Prado, de Copenhague













Enquanto o mundo inteiro espera pelo resultado da COP15 no final da semana que vem, mais de cem reuniões acontecem por dia, para que todos os países cheguem a um acordo sobre o que será feito em relação ao Protocolo de Kyoto, a partir de 2012, e sobre os compromissos que todos os países terão que assumir em relação às mudanças climáticas.



Nem todas as reuniões são abertas, mas, se você estiver em uma COP, não se frustre. Muitas vezes, acompanhar as discussões é uma grande perda de tempo. Os delegados dos países são seres humanos tão comuns quanto eu e você: eles não discutem apenas assuntos ultrarelevantes o tempo todo e, às vezes, perdem tempo com picuinhas.



Ontem mesmo, a China e a Arábia Saudita resolveram implicar com o logo da COP15! Isso porque, apesar de a conferência discutir tanto a Convenção da ONU quanto o Protocolo de Kyoto e, portanto, seu nome completo ser COP/MOP, para se referir, respectivamente, aos dois textos, o logo oficial da conferência só faz alusão à COP15. Para os dois países, a mudança do logo seria fundamental, já que há indícios de que alguns países ricos querem acabar com o Protocolo de Kyoto.



É bom lembrar que o logo da COP15 está pronto há vários meses. Só agora eles foram observar?



Como se não bastasse, logo em seguida, a China pediu novamente para falar na Plenária. Desta vez, era para reclamar do crachá. É que o equipamento de segurança do local não reconheceu o crachá de um ministro chinês e ele foi impedido de entrar na conferência naquele momento, mas o problema já havia sido resolvido.



Do lado de fora das salas, ONGs implorando por justiça climática (Climate Justice Now! é uma das frases que eles mais gritam) e dizendo que o aumento de dois graus na temperatura é suicídio para os africanos, do lado de dentro, diariamente, os delegados dos países começam as reuniões falando desse pequenos “organizational matters” (assuntos organizacionais).



Será que não dava pra pular essa parte e ir direto ao ponto?



Muito legal esta matéria sobre a  COP15. Tomara que desta vez algo realmente aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário ele é muito importante pra mim, para que eu possa oferecer coisas mais interessantes a cada dia.